Tanto a energia solar fotovoltaica quanto a energia solar térmica são notáveis, pois podem ser produzidas e consumidas conforme a necessidade, por qualquer pessoa, rica ou pobre, e em qualquer lugar, em áreas remotas e centros das cidades. A natureza ilimitada e universalmente acessível da energia solar garante um lugar especial nos novos usos de energia do futuro.
O crescimento mundial da energia fotovoltaica é impulsionado não apenas pelas grandes usinas de geração de energia, mas também pelo uso individual e local.
Nas economias emergentes que carecem de infra-estruturas de energia e redes de energia, oferece aos habitantes isolados soluções de energia simples e independentes. Nos países industrializados, é vista como uma fonte suplementar de energia para as famílias, gerando economia quando consumida localmente e renda quando alimentada na rede elétrica.
Usos da energia solar térmica e fotovoltaica solar
Coletar o calor do Sol usando “corpos negros” é a maneira mais direta de utilizar a energia fotovoltaica. Ao converter a luz solar em calor, os coletores solares térmicos podem alimentar equipamentos como aquecedores solares de água em casa.
Na latitude da França, três a cinco metros quadrados de coletores são suficientes para produzir água quente suficiente a temperaturas de 50 ° C a 60 ° C e atender a 40 a 80% da família de quatro necessidades de água quente. Os sistemas solares combinados compreendem um aquecedor solar de água e um sistema de aquecimento, geralmente com piso aquecido a 25 ° C. Um metro quadrado de colecionador é necessário para 10 metros quadrados de espaço vital.
À medida que o custo dos painéis fotovoltaicos diminui, seu uso individual ou local está se tornando cada vez mais amplo. Os painéis fotovoltaicos, que coletam a luz do sol para converter em eletricidade , são integrados ou instalados nos telhados das casas, prédios de apartamentos e escritórios e edifícios agrícolas. A energia produzida é usada para atender às necessidades locais ou alimentada na rede elétrica.
Além de serem utilizados para fins puramente residenciais, os sistemas fotovoltaicos podem fornecer energia em locais remotos, como abrigos de montanha ou navios navegando no mar, e para instalações urbanas, como relés de rádio e sinalizadores. É também uma energia “portátil” que pode ser usada para pequenos dispositivos eletrônicos, além de possuir uma ampla variedade de aplicações industriais, incluindo a alimentação de satélites ou locais de produção de petróleo e gás.
Solar, acesso a energia confiável em países em desenvolvimento
A acessibilidade da energia fotovoltaica é uma ferramenta essencial nos países em desenvolvimento, onde 1,3 bilhão de pessoas não tem acesso à rede. Para essas comunidades, sistemas solares independentes são uma maneira de acessar eletricidade em áreas rurais.
Eles permitem que vilarejos remotos se beneficiem do bombeamento de águas subterrâneas para água potável e irrigação, sistemas de telecomunicações como rádio, televisão e telefones celulares e aparelhos como geladeiras e máquinas de costura.
Pode ser muito útil combinar energia fotovoltaica com outras fontes de energia em países que dependem fortemente de combustíveis para gerar eletricidade. O uso de um híbrido solar- diesel reduz o consumo e mantém a disponibilidade do gerador. O custo da instalação solar é, portanto, compensado em apenas alguns anos.
Consumo próprio e integração de redes nos países desenvolvidos
Nos países desenvolvidos, o desafio é passar de um sistema centralizado, onde os consumidores ocupam um papel passivo, para um sistema em que os consumidores produzem sua própria energia fotovoltaica e depois a usam para suas próprias necessidades ou a alimentam na rede. Dessa forma, haveria milhões de produtores e consumidores fornecendo a rede elétrica.
Para que isso funcione, a oferta e a demanda precisam estar sempre alinhadas, usando ferramentas digitais para reduzir o consumo por um determinado período (resposta à demanda) ou para suspender a alimentação da rede para evitar a saturação. Essas redes inteligentes transmitem dados em tempo real.
Veja também
- Entenda por que a energia solar ajuda muito as pequenas empresas
- Parque solar construído na China para iluminar mais de 160.000 casas argentinas