O maior parque de energia solar da América do Sul construído com financiamento e tecnologia chineses foi inaugurado na Argentina com a esperança de alimentar mais de 160.000 casas. O Parque Solar Cauchari está localizado no topo do planalto de Puna, a aproximadamente 4.020 metros acima do nível do mar, perto da cidade de Cauchari, que faz fronteira com a Bolívia e o Chile.

A Argentina tem aspirado a impulsionar sua geração de energia solar renovável na última década, e o projeto de um parque solar de US $ 390 milhões faz parte do plano. O parque de energia solar consiste em três parques menores e tem capacidade para gerar aproximadamente 100 megawatts (MW) cada. Mais de 1,18 milhão de painéis solares foram montados, distribuídos por uma área de 800 hectares para alcançar esse objetivo. Liderado pela empresa chinesa Shanghai Electric Power Construction, o projeto obteve 85% de seu financiamento do Banco de Exportação e Importação da China, com o governo local fornecendo o saldo de 15%.

Parque solar

Segundo o presidente Mauricio Macri, Cauchari ajudou a criar 1.200 empregos para residentes locais e indígenas. Ele reiterou, por meio de uma vídeo chamada na cerimônia de inauguração do parque de energia solar, que o parque era apenas uma amostra do que os habitantes locais podiam oferecer ao resto do país. Ele acrescentou que isso era apenas o começo e que a capacidade de geração de energia solar de Jujuy poderia ser expandida várias dobras.

A cerimônia de inauguração também contou com a presença do chefe de gabinete da Argentina, Marcos Pena, do governador de Jujuy, Gerardo Morales, e do secretário de Energia, Gustavo Lopetegui. Pena destacou que a iniciativa sino-argentina provou que poderia contribuir para a diversificação da matriz energética, produzir eletricidade e também gerar empregos. Enquanto isso, os funcionários do projeto confirmaram que a usina fotovoltaica reduziria as emissões de dióxido de carbono em pelo menos 325.000 toneladas.

Veja também