Em que consiste o Big Data?

Quando falamos em Big Data, não nos referimos apenas aos dados, mas sobretudo à capacidade de explorá-los para extrair informação e conhecimento de valor para o nosso negócio. O objetivo do Big Data é poder desenhar novos produtos e serviços a partir das novas insights que adquirimos sobre os nossos clientes, sobre a nossa concorrência ou sobre o mercado em geral.

Como já sabemos, informação é poder e, nesse sentido, o Big Data nos dá poder para ser mais eficientes.

As tecnologias de Big Data atingiram todos os setores implementando melhorias em cada um deles, junto com outras tecnologias como a Internet das coisas. No setor de energia e eficiência energética não poderia ser diferente, já que o uso dessa tecnologia permite que o consumo de energia seja mais bem ajustado às necessidades de cada consumidor.

O big data é um grande aliado dos distribuidores de eletricidade porque lhes permite obter previsões muito ajustadas, através da análise dos dados de consumo dos usuários, o que os ajuda a oferecer um serviço melhor e mais personalizado adaptado ao consumo real deles.. Um exemplo bem atual, principalmente na Europa, são os contadores inteligentes de eletricidade que dão conhecimento dessas informações.

As vantagens de implementar a tecnologia de Big Data são muitas quando se trata de alcançar a eficiência energética nas empresas:

  • Ele otimiza os processos de compra e venda de energia para os comerciantes, para que o consumidor final também se beneficie dessa otimização.
  • Consegue introduzir a manutenção preditiva para poupar custos e melhorar a qualidade do serviço de faturação.
  • O fornecimento de energia elétrica é mais seguro, barato e sustentável graças à análise de dados realizada por esta tecnologia no setor de energia.
  • O Big Data permite trabalhar na nuvem, o que significa que tempos de implantação, intervenções manuais e investimentos em geral podem ser reduzidos.

Em relação à eficiência energética, o uso de Big Data passa um pouco despercebido, mas é fundamental, pois a produção de energia deve antecipar a demanda, principalmente nos horários em que podem ocorrer picos de energia.

Estas tecnologias, que já estão aliadas na busca pela eficiência e economia de energia, nos permitem oferecer um serviço ajustado às necessidades dos nossos clientes.

As vantagens do Big Data não afetam apenas as comercializadoras, mas também oferece inúmeros benefícios para o consumidor final.