Existem dois tipos principais de tecnologia de energia solar: energia fotovoltaica (PV) e energia solar térmica. O Solar PV é o solar no telhado que você vê em residências e empresas – produz eletricidade diretamente da energia solar. As tecnologias térmicas solares usam a energia do sol para gerar calor e a eletricidade é gerada a partir disso.

O Brasil recebe milhares de vezes mais energia solar do sol a cada ano do que todo o uso de combustível fóssil combinado. Atualmente, usamos apenas cerca de um milionésimo disso no momento como energia comercial.

Como funciona?

A energia solar fotovoltaica é uma tecnologia elegante que produz eletricidade da luz solar sem partes móveis.

Em uma célula fotovoltaica, a luz solar separa elétrons de seus átomos de silício hospedeiros. Pequenos pacotes de energia luminosa chamados fótons são capturados por elétrons e fornecem energia suficiente para liberar o elétron do átomo hospedeiro. Perto da superfície superior da célula, há uma “membrana unidirecional” chamada junção pn. A junção pn é formada pela difusão de pequenas quantidades de fósforo a uma profundidade de cerca de um micrômetro em uma fina bolacha de silício.

Quando um elétron livre atravessa a junção pn, ele não pode retornar facilmente, causando uma voltagem negativa na superfície voltada para o sol (e uma voltagem positiva na superfície traseira). As superfícies frontal e traseira podem ser conectadas através de um circuito externo para extrair corrente, tensão e energia da célula solar.

As células solares são embaladas em vidro para formar módulos fotovoltaicos, com vida útil típica de 20 a 40 anos.

Em muitas circunstâncias, os módulos fotovoltaicos montados nos telhados de edifícios podem produzir tanta eletricidade quanto o edifício consome. Um módulo típico gera cerca de 200 quilowatts-hora (CA) por metro quadrado por ano, portanto é necessária uma área de coletor de 25 a 50 m 2 para alimentar uma casa australiana com eficiência energética. Essa casa exporta mais eletricidade para a rede durante o dia do que importa à noite.

São necessários 10 m 2 adicionais para compensar as emissões anuais de gases de efeito estufa de um carro com baixo consumo de combustível que emite 0,2 kg de dióxido de carbono por km e dirige 10.000 km por ano. A energia adquirida através da luz solar é armazenada em baterias estacionárias, possibilitando o uso dessa energia a qualquer momento, inclusive a noite

Um mercado em mudança

O mercado solar mundial é dominado pela energia solar fotovoltaica e a maior parte do mercado fotovoltaico do mundo é atendida por células solares de silício cristalino. Até agora, a PV encontrou amplo uso em nichos de mercado, como eletrônicos de consumo, fontes de alimentação em áreas remotas e satélites.

Nos últimos anos, houve quedas dramáticas no custo da energia solar fotovoltaica e a indústria expandiu-se imensamente. Os preços do painel agora estão abaixo. Agora, a eletricidade fotovoltaica solar é menos cara que a eletricidade comercial doméstica e comercial da rede . Está se aproximando da competitividade de custos com a eletricidade convencional no atacado em muitos lugares.

Problemas na indústria

Nos últimos anos, a capacidade de produção fotovoltaica aumentou muito à frente da demanda, o que levou a uma intensa guerra de preços e a uma onda de falências de empresas fotovoltaicas de alto perfil, incluindo a antiga líder de mercado Suntech. A inovação tecnológica está sendo pressionada pela necessidade das empresas de se concentrarem na sobrevivência. Um profundo abalo e consolidação da indústria está em andamento. Os vencedores emergirão em um trilhão de dólares por ano na indústria.

O futuro da indústria de energia solar fotovoltaica é impulsionado pela equação fundamental de que a energia fotovoltaica é pouco condicionada por considerações ambientais, fornecimento de material, requisitos de terra, considerações de segurança ou qualquer outra coisa que não seja preço – e o preço é agora (ou será em breve) competitivo quase em toda parte.

A revolução da energia solar

A paridade de grade para energia fotovoltaica em nível de varejo já foi alcançada para a maioria das empresas e populações do mundo. Nas cidades brasileiras, os sistemas solares no telhado normalmente produzem eletricidade a um custo de metade a dois terços do que a eletricidade doméstica e comercial de varejo geralmente vende. Isso está levando a um rápido crescimento nas vendas nos setores residencial e comercial, sem a necessidade de subsídios.

Algumas pessoas estão preocupadas com o fato de que um maior uso de energias renováveis ​​variáveis, como a energia solar e eólica, dificulte a capacidade de lidar com a rede – eles fornecem energia intermitentemente, mas nossa demanda é mais constante.

Isso ocorre porque muitas opções estão disponíveis para gerenciar flutuações na quantidade de energia fornecida pela energia eólica e fotovoltaica, incluindo a mudança da demanda da noite para o dia (o oposto do que é feito atualmente), usando uma variedade de tecnologias de energia renovável e armazenamento em massa, incluindo armazenamento hidrelétrico bombeado (de longe a principal tecnologia de armazenamento de energia em todo o mundo).

A Solar System é uma das empresas de energia solar bh que procura sempre apresentar soluções inovadoras, sempre buscando uma maior eficiência e plena satisfação de nossos clientes. Trabalhamos com os principais distribuidores e fornecedores de soluções fotovoltaicas permitindo um acompanhamento e pós venda com eficiência e credibilidade!

Veja também