Existem muitas maneiras diferentes de reduzir o uso de energia da sua família, variando de simples ajustes comportamentais a extensas melhorias domésticas. Os dois principais motivos para economizar energia são economizar nas contas de serviços públicos  e proteger o meio ambiente. Aqui estão as 5 maneiras mais comuns de economizar energia e eletricidade em sua casa.

As 8 principais maneiras de economizar energia

  1. Ajuste seus comportamentos diários

Para reduzir o consumo de energia em sua casa, você não precisa necessariamente comprar produtos com eficiência energética. A conservação de energia pode ser tão simples quanto desligar as luzes ou aparelhos quando você não precisa mais deles. Você também pode usar menos aparelhos que consomem muita energia executando tarefas domésticas manualmente, como secar as roupas pendurado-as molhadas ou úmidas no varal em vez de colocá-las na secadora.

Os ajustes de comportamento com maior potencial de economia de energia estão diminuindo o calor do termostato no inverno e usando menos o ar condicionado no verão. Os custos de aquecimento e refrigeração constituem quase metade das contas de serviços públicos de uma residência, portanto, essas reduções na intensidade e na frequência de aquecimento e refrigeração oferecem as maiores economias.

Existem ferramentas que você pode usar para descobrir para onde vai a maior parte da sua eletricidade em sua casa. Um monitor de energia em casa pode ajudá-lo a entender quais aparelhos estão consumindo mais eletricidade diariamente.

  1. Substitua suas lâmpadas

As lâmpadas incandescentes tradicionais consomem uma quantidade excessiva de eletricidade e devem ser substituídas com mais frequência do que suas alternativas energeticamente eficientes. Lâmpadas incandescentes de halogéneo, lâmpadas fluorescentes compactas e lâmpadas de diodo emissor de luz usam de 25 a 80% menos eletricidade e duram de três a 25 vezes mais que as lâmpadas tradicionais.

Embora as lâmpadas energeticamente eficientes sejam mais caras do mercado, seu uso eficiente de energia e vida útil mais longa significam que eles custam menos a longo prazo. As lâmpadas energeticamente eficientes são as vencedoras em termos de benefícios ambientais e financeiros.

  1. Use réguas de energia inteligentes

“Cargas fantasmas”, ou a eletricidade usada pelos eletrônicos quando desligados ou no modo de espera, são uma importante fonte de desperdício de energia. De fato, estima-se que 75% da energia usada para alimentar os eletrônicos domésticos seja consumida quando desligados, o que pode custar até R$ 400,00 ou mais por ano. As réguas de energia inteligentes, também conhecidas como réguas de energia avançadas, eliminam o problema de cargas fantasmas desligando a energia dos eletrônicos quando eles não estão em uso. As réguas de energia inteligentes podem ser configuradas para desligar em um horário designado, durante um período de inatividade, por meio de comutadores remotos ou com base no status de um dispositivo “mestre”.

  1. Instale um termostato programável ou inteligente

Um termostato programável ou inteligente pode ser configurado para desligar ou reduzir automaticamente o aquecimento e o resfriamento durante os períodos em que você estiver dormindo ou ausente. Ao instalar um termostato programável, você elimina o desperdício de energia do aquecimento e do resfriamento sem sacrificar qualquer conforto.

Em média, um termostato programável pode economizar uns R$ 360,00. Os termostatos programáveis ​​vêm em diferentes modelos que podem ser configurados para se ajustarem à sua programação semanal. Recursos adicionais dos termostatos programáveis ​​podem incluir indicadores para quando substituir os filtros de ar ou problemas no sistema, o que também melhora a eficiência do seu sistema de aquecimento e refrigeração.

  1. Compre aparelhos com eficiência energética

Em média, os eletrodomésticos são responsáveis ​​por aproximadamente 13% do uso total de energia doméstica. Ao comprar um aparelho, você deve prestar atenção a dois números: o preço de compra inicial e o custo operacional anual. Embora os aparelhos com eficiência energética usem  preços de compra mais altos, seus custos operacionais são 9 a 25% mais baixos que os modelos convencionais.

Ao comprar um aparelho com uso eficiente de energia, você deve procurar aparelhos com a etiqueta PROCEL, programa nacional de conservação de energia elétrica, que é uma garantia de que o aparelho consumirá menos energia durante o uso e em modo de espera do que os modelos não-energeticamente padrão. A economia de energia varia de acordo com o aparelho específico. Por exemplo, as lavadoras de roupas com certificação PROCEL consome 25% menos energia e 45% menos água que as convencionais, enquanto os refrigeradores PROCEL consomem apenas 9% menos energia.

Por que economizar energia em primeiro lugar?

A conservação de energia é importante e benéfica por vários motivos. Você pode economizar dinheiro, aumentar o valor da propriedade e proteger o meio ambiente por meio de medidas simples de economia de energia. Esses são grandes benefícios que você pode obter com a economia de energia, independentemente da sua motivação exata para a conservação. Simplesmente dando um pequeno passo em direção a um estilo de vida mais consciente da energia, você pode começar a desfrutar de todas as vantagens de ser eficiente em termos energéticos.

Sobre a Solar System

A Solar System iniciou as operações em 2018 num mercado aquecido por inúmeras perspectivas de crescimento do setor de energia solar  fotovoltaico brasileiro.

Contanto com uma equipe de colaboradores extremamente competente formada por engenheiros, docentes e técnicos com pleno conhecimento, somos uma empresa focada na excelência do atendimento e antenada com as novidades do mercado fotovoltaico mundial.

Veja também: