A pandemia causada pelo Covid-19, nos colocou em uma situação totalmente nova e imprevisível que foi ficar em casa sem grande opção para mudar isso. No entanto, uma coisa que podemos afirmar é que é necessário reduzir o consumo de energia nas nossas casas. Os padrões mudaram, entre muitas outras coisas, bem como o teletrabalho que veio para ficar e isso nos fez repensar a forma de consumir energia elétrica em casa.

Por isso, nesse artigo iremos indicar uma das melhores opções para que possa reduzir o seu consumo elétrico e poupar: o autoconsumo fotovoltaico.

Talvez você nunca tenha considerado a possibilidade de ingressar nesta nova era do autoconsumo, mas sem dúvida é uma alternativa que só traz benefícios em todos os sentidos. Com os painéis solares pode ter controlo sobre a gestão da sua própria energia, sem ter que depender de qualquer tarifa ou empresa. Você é aquele que gera e consome sua própria energia.

Quanto à instalação, são fáceis de instalar, não requerem muito investimento e o mais importante.

Sem dúvida, uma característica fundamental deste serviço é a economia. Através do autoconsumo você pode reduzir consideravelmente seus gastos com energia elétrica e também evitar surpresas na sua conta cada final de mês. Além de tudo isso, ao instalar painéis fotovoltaicos você está contribuindo com o meio ambiente, utilizando energia 100% verde e renovável, aproveitando a energia solar.

Existem duas variantes, os painéis solares ligados à rede, que são aqueles que combinam a obtenção de energia de forma autónoma e através da rede de distribuição e, por outro lado, aqueles que não estão ligados à rede, caso das casas que se abastecem de forma independente.

Automação residencial e a economiza de eletricidade

É claro que reduzir o custo da eletricidade é uma preocupação para muitas pessoas. Embora seja verdade que muitos o fazem para economizar dinheiro, a verdade é que cada vez mais pessoas o fazem para reduzir a poluição

Uma maneira de aumentar a eficiência energética em uma casa é instalar sistemas de automação residencial que permitem controlar diferentes aspectos do lar remotamente. São sistemas que aprendem e agem procurando reduzir ou maximizar o consumo, sei que temos que controlá-los. Você só precisa de uma pacote de telecomunicações em casa.

O que se pode controlar com a automação residencial?

Graças ao desenvolvimento tecnológico, podemos controlar quase tudo graças a esses sistemas. No entanto, existem vários que se destacam dos restantes, basicamente porque são os que mais gastamos:

  • Iluminação: Estes sistemas permitem-nos acender ou apagar a luz à distância, criar perfis de iluminação adaptados aos nossos gostos, mas também desenvolver ações próprias que visam adaptar a iluminação aos aspectos externos e internos da casa, como o horário ou o pessoa que está na sala.
  • Eletrodomésticos: Consomem quase 25% da energia incluída em nossa conta de energia. Os aparelhos inteligentes consomem muito menos que os convencionais.
  • Segurança: O alarme e as câmeras de vigilância foram os primeiros aspetos que puderam ser automatizados.
  • Ar condicionado: Pode abranger cerca de 40% da conta de luz. Termostatos inteligentes economizam quase 30% no ar condicionado em uma casa.

Placas solares Inteligentes

Os painéis solares inteligentes são baseados na aplicação da Internet das Coisas para aumentar a eficiência energética e alcançar o uso inteligente da energia solar. Através de uma conexão Wi-Fi, a facilidade de autoconsumo e o dispositivo que queremos usar podem programar, ligar, desligar ou controlar remotamente qualquer atividade relacionada com o painel.

Desta forma, o sistema de controle é capaz de influenciar e atuar no ambiente, uma vez que, estando conectado à Internet, pode modificar suas funções sem o alterar fisicamente.

A sua maior vantagem é que aumentam a eficiência energética dos painéis solares convencionais, de forma a obter uma maior quantidade de energia.

Além disso, neste tipo de painéis evitam-se problemas técnicos ou avarias devido às más condições atmosféricas (são capazes de se fecharem para evitar problemas) ou incidentes devidos ao uso indevido causado pelo usuário

Outra vantagem que se busca com este sistema de autoconsumo é a autolimpeza. Desta forma, o usuário não se preocupa com a manutenção exaustiva e a eficiência energética de sua produção melhora em até 5% com este serviço.