CONHEÇA ALGUNS DE NOSSOS PROJETOS
Em certos tipos de instalações industriais onde o cliente possui contrato no mercado livre de energia, existem algumas particularidades que devem ser observadas para que o projeto fotovoltaico seja aprovado na concessionária.
Segue abaixo algumas orientações necessárias:
– A energia gerada não poderá ser injetada na rede da concessionária o que se torna necessário prover soluções para limitação da potência injetada na rede através de dispositivos específicos conectados ao inversor. É o caso do “Grid Zero” que consiste na limitação da potência entregue pelos inversores com objetivo de atender somente a demanda de carga.
– Deverá ser elaborado um projeto completo da subestação de forma a prover recursos de proteção para que não ocorra inversão de fluxo de energia em direção a rede. Em algumas situações onde a subestação não dispõe de tais recursos, se torna necessário elaborar todo um estudo de proteção conforme as normas vigentes e implantar alterações físicas e estruturais na subestação para que a mesma se atapte às recomendações da concessionária. Para este estudo é necessário amplo conhecimento e expertise em projetos de subestação e sistemas de proteção.
– Local: Contagem – MG
– Cliente: Indústria Setor Elétrico
– Instalação em Telhado Metálico e Carport ( Garagem Solar )
– Potencia Instalada: 178 kw
– Composição: 356 módulos (96 módulos de 650wp + 260 módulos de 560w – 3 Carports com 96 módulos) + 89 Microinversores Hoymiles de 2 kwp
– Local: Cachoeira do Campo – MG (distrito de Ouro Preto)
– Cliente: Indústria Cervejeira
– Potencia Instalada: 65,64 kwp
– Produção média mensal de 6.250 kwh/mês
– Economia mensal de R$ 6.000,00
Existem basicamente 3 tipos de sistemas Fotovoltaicos:
1- Sistemas Ongrid (onde o gerador é conectado na rede da concessionária e não armazena energia. O excedente de energia retorna para a rede de da distribuidora e está energia pode ser utilizada nos horários que não há geração)
2- Sistemas Off Grid ou isolados (são utilizados onde não há rede elétrica da concessionária). A energia gerada abastece as cargas e carrega as baterias, necessárias neste tipo de sistema!
3- Híbridos (utilizados em locais onde há necessidade de se garantir o fornecimento de energia sem interrupção. Neste caso, o inversor é conectado tanto nas baterias quando na rede da concessionária que pode servir como backup em longos períodos de chuva quando a energia gerada pelas placas não for suficiente para carregar as baterias e manter as cargas).
Para cada necessidade, definimos o modelo apropriado de sistema para atender à necessidade de nossos clientes.